No período da gravidez o corpo da mulher se transforma mês a mês levando a algumas alterações posturais e dores.

Com objetivo de ter uma gestação saudável e se adaptar a essas transformações, principalmente as relacionadas aos músculos e articulações, é fundamental que a mulher pratique atividade física regularmente.
Uma modalidade segura que pode ser realizada a partir do 3 mês de gestação até o ultimo dia gestacional é o Pilates, por meio de treinamento personalizado baseado em fortalecimento muscular e alongamentos, condicionamento cardiovascular que permite melhora na coordenação, respiração e concentração.
Os movimentos suaves promovem qualidade de vida ao bebê e à futura mãe, estabiliza a postura prejudicada pelo crescimento da barriga, previne dores lombares, fortalece o períneo (musculatura sobrecarregada no período gestacional) bem como disponibiliza mais conforto à gravidez e ao parto.
O Pilates é indicado a qualquer gestante independente do parto que deseja (normal ou cesárea) desde que tenha liberação médica para realizar tais exercícios.
É importante que faça sempre com profissional especializado em gestantes.
Alguns exercícios de Pilates e seus benefícios:
Fotos cedida pela aluna do GestaVida Cristiane Badaró grávida da Sara.
Este exercício melhora a circulação na região pélvica, fortalecimento do períneo preparando-a para um possível parto normal. Além disso, auxilia no alívio e na prevenção de dores lombares e na sacro-ilíaca
Este exercício fortalece e alonga a parte posterior da coxa (da coxa e da perna), evitando cãimbras e até varizes
Esse movimento mobiliza a coluna e aciona a musculatura glútea e da parte posterior da coxas, o que auxilia na prevenção de dores na coluna e fortalece as pernas. Este exercício é indicado até o 7º mês a partir dai a gestante que sente falta de ar não deverá fazer
Este movimento alonga a região do tronco e dos braços, melhora a circulação sanguínea e mobiliza a articulação dos ombros
Este exercício alonga a coluna e abdome
Esse movimento que fortalece os membros superiores e musculatura do tronco
Esse movimento fortalece os membros inferiores no geral
Glúteos, coxa e panturrilha também recebem atenção especial nos exercícios de Pilates. Os exercícios devem sempre ser feitos pela gestante acompanhada de um instrutor especializado.
Alongamento do piriforme para diminuição da dor região sacro-ilíaca (“dor do ciático”)
Cristiane Badaró e Thais Ramos na Corporale

Sara linda, grande e saudável…
Cris obrigada por ter cedido as fotos e por confiar no nosso trabalho (meu e da Priscila) e por ajudar a divulgar a importância do exercício na gestação….
Muita saudade, que Sara venha com muita saúde e paz…

Venha fazer uma avaliação gratuita na Corporale e conhecer nosso espaço.

Além do Pilates para gestante oferecemos ainda:
* Grupo GestaVida (um mix de pilates solo, yoga e fisioterapia em 55min além das palestras gratuitas sobre gestação, parto e pós parto);
* Drenagem linfática;
* Reeducação perineal.

Contato: (27) 3032-6974 / (27) 9938-8501

Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Thais Ramos Dias

Thais Ramos Dias

Leave a Replay