Os primeiros dias após o parto são muito importantes. Se a nutriz for orientada e se a criança ficar junto dela desde o pós-parto, terá maiores chances de amamentar com sucesso. A maior parte das recomendações deste capítulo são reforçadas pelas Diretrizes da Diretoria de Serviços Médicos do Quênia enviada a todos os hospitais em junho de 1983*.
____________
* Ministério da Saúde referência MIS/17/4/106 vol. VII (114) 1 15 de junho 1983.
A CRIANÇA DEVE COMEÇAR A MAMAR LOGO APÓS O PARTO
4.1. A primeira mamada
– Logo que nascer, deixe a mãe segurar a criança próximo a ela. Se for possível, deve-se manter ambos sem roupa para facilitar o contato pele a pele. Enxugue a criança e cubra tanto ela quanto a mãe para manter o aquecimento.
– Estimule a mãe a deixar a criança sugar. Não há necessidade de forças.
Mas muitas crianças estarão prontas para tentar dentro de aproximadamente uma hora. A criança estará bem alerta e o reflexo de sucção será forte.
– As primeiras horas após o parto são as mais importantes para estabelecer o vínculo mãe-filho
Isto auxilia a mãe a amar e cuidar do filho. A mãe terá maiores possibilidades de amamentar por tempo prolongado. Se ocorrer alguma demora para iniciar a amamentação, mesmo que seja por poucas horas, o aleitamento materno terá maiores chances de falhar. A mãe também pode abandonar a criança com mais facilidade.
– A sucção estimula a produção de ocitocina que auxilia na eliminação da placenta e para a hemorragia. A criança recebe o colostro que é muito importante. Iniciar o aleitamento materno precocemente facilita o aprendizado da sucção em boa posição.
4.2. Mantendo mãe e filho juntos
Após um parto normal não há necessidade de separar mãe e filho. A mãe deverá ter a criança com ela na cama ou em pequeno berço ao seu lado.
Esse sistema é chamado alojamento conjunto ou “rooming-in”. Dessa forma poderá atender a criança desde o começo. Pode amamentar, segurar ou trocar a criança quando quiser.
Praticamente não há problemas para a criança dormir na mesma cama em que a mãe. Ela não irá deitar sobre a criança a não ser que esteja muito doente, sedada ou bêbada. Atualmente já se sabe que a “morte doberço” (morte súbita) pode ocorrer onde quer que a criança durma. Isto não é devido ao fato de a mãe deitar sobre a criança.
O alojamento conjunto previne muitos problemas do aleitamento materno e diminui o trabalho da equipe hospitalar.
A CRIANÇA DEVERÁ FICAR NA CAMA DA MÃE OU PERTO DELA
4.3. Livre demanda
Deixe a mãe pegar e amamentar toda vez que a criança quiser. Isto é chamado de livre demanda. As crianças podem mamar muito irregularmente no começo. Podem mamar com muita freqüência por um dia ou dois; podem mamar apenas algumas vezes por dia durante alguns dias. Cada criança é diferente, mas a maioria adquire um certo ritmo depois de uma ou duas semanas. Fazer com que uma criança mame apenas em horas determinadas interfere no aleitamento materno.
Mamadas freqüentes, desde lodo após o parto, estimulam a produção de prolactina e apressam a “descida” do leite. A livre demanda previne muitos problemas, como o ingurgitamento mamário.
A CRIANÇA DEVE MAMAR QUANDO QUISER DESDE O NASCIMENTO
Problemas com a livre demanda A criança não mama com freqüência suficiente Algumas crianças são muito quietas e não choram quando tem fome.
Deve-se pensar nesse problema quando a criança não ganha peso na velocidade desejada.
A criança mama com muita freqüência Algumas crianças parecem querer mamar continuamente e isso faz
com que as mães fiquem exaustas.
– Algumas vezes isso ocorre porque a criança não pega o mamilo em boa posição de tal forma que não consegue leite suficiente.
– Outras vezes isso ocorre porque elas mamam por muito pouco tempo em cada mama.
4.4. Duração das mamadas
Antigamente os auxiliares de Saúde orientavam as mães para dar mamadas muito curtas; por exemplo, 2-3 minutos nos primeiros dias e 5-10 minutos a seguir. Acreditavam que a sucção por tempo prolongado causava dor nos mamilos.
Atualmente se sabe que a duração da mamada não tem relação com isso. É a sucção em posição incorreta que causa a dor nos mamilos.
• Faça a criança “pegar” o mamilo em uma boa posição.
• A seguir, deixe a criança sugar o tempo que quiser.
As crianças variam a duração das mamadas. Muitas terminam em 5- 10 minutos, mas algumas demoram um pouco mais, talvez meia hora, Isto não é importante.
Pesquisas recentes mostram que crianças que mamam devagar conseguem a mesma quantidade de leite que aquelas que mamam mais depressa. Se você interromper a mamada de uma criança vagarosa antes que ela termine, ela poderá receber quantidade insuficiente de leite. Poderá não receber o leite do fim, rico em calorias necessárias para que cresça adequadamente.
DEIXE A CRIANÇA MAMAR QUANDO QUISER E PELO TEMPO QUE QUISER
4.5. Sugando nas duas mamas
Crianças maiores podem querer sugar nas duas mamas em todas as mamadas. As menores podem ficar satisfeitas após sugar apenas uma, ou, então, podem sugar pouco leite da segunda. Muitas mães e crianças têm um lado “favorito”. Entretanto, se a criança sugar mais de lado que do outro, olado “abandonado” poderá ficar ingurgitado ou parar de produzir leite. A mama “favorita” pode ficar maior. A criança pode, com freqüência, obter leite suficiente apenas de uma mama. Mas, normalmente é melhor usar ambas as mamas.
Algumas mães interrompem a mamada antes que a criança termine para ter certeza de que ela pegará a segunda. Então, a criança pode receber leite do começo em excesso e leite do fim em quantidade insuficiente. Isto pode causar problemas.
Estimule as mães a:
– deixar a criança terminar a primeira mama para ter certeza de que ela recebe o leite do fim. Oferecer a segunda e deixar a criança mamar se quiser, mas não forçar;
– iniciar a amamentação pelo lado direito numa mamada e pelo esquerdo na seguinte. Desse modo cada mama recebe o mesmo tempo de estímulo e ambas continuarão a produzir leite;
– se a criança não quiser pegar um lado, a mãe pode tentar mudar a posição – por exemplo, segurar a criança por baixo do braço (do mesmo modo indicado para gêmeos).
4.8. Mamadas noturnas
Algumas mães tentam fazer com que seus filhos durmam toda a noite sem mamar. É melhor que a mãe amamente durante a noite enquanto a criança quiser. A melhor maneira é deixar que a criança durma com a mãe para facilitar a amamentação.
A mamada noturna aumenta o tempo em que a criança pode sugar. A prolactina é secretada em maior quantidade durante a noite do que durante o dia. Isto:
– ajuda a manter a produção láctea;
– é especialmente útil para as mães que trabalham fora. A criança recebe a maior parte do leite de que precisa durante a noite e, portanto, precisará de menos leite durante o dia.
– é importante para a anticoncepção.
A CRIANÇA DEVERÁ MAMAR DURANTE A NOITE O MAIOR TEMPO POSSÍVEL
4.9. Alterações precoces de peso
A criança pode perder peso logo nos primeiros dias após o parto.
Pode perder até 10% do peso de nascimento. Quando o leite “desce” a criança começa a ganhar peso. Deve voltar ao peso de nascimento dentro de aproximadamente 10 dias.
Crianças que utilizam a livre demanda, desde o nascimento, perdem menos peso do que aquelas amamentadas apenas em horários determinados. Votam também ao peso anterior mais rapidamente.
A CRIANÇA DEVE VOLTAR AO PESO DE NASCIMENTO EM DEZ DIAS
4.10. A limpeza das mamas
Antigamente os auxiliares de Saúde nos hospitais ensinavam as mães a lavar os mamilos antes de cada mamada. Agora se sabe que isso não é necessário e que pode causar lesões na pele dos mamilos.
Limpeza freqüente, principalmente com sabão, remove a lubrificação natural do mamilo e da aréola. A pele fica seca e pode apresentar fissuras (rachaduras) com mais facilidade. De qualquer modo, poucas mulheres têm o tempo necessário para lavar as mamas antes de cada mamada – especialmente quanto utilizam a livre demanda.
NÃO LAVE OS MAMILOS COM SABÃO – ISTO PODE CAUSAR LESÕES DE PELE
Este artigo pertence ao http://gestavida.blogspot.com/
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.